domingo, 27 de dezembro de 2009

Felicidade Clândestina



A smoke curtain for happiness: as good as it gets!

Quem um dia disse que era possivel encontrar a felicidade estava mentindo. É como uma estratégia para fugir da realidade. Nascemos, vivemos e morremos e não a conquistamos.

Em 1927, tradição iluminista, Sigmund Freud, filósofo inglês, um pouco antes de publicar mais um de seus livros, seguiu a tradição científica do seu tempo, investindo contra religião num famoso ensaio intitulado O futuro de uma Ilusão (1927), onde reiterou sua crítica à atitude infantil da humanidade, pondo-se voluntariamente submissa a um Pai Bondoso que lá do Céu vigiaria o bem-estar e a bem-aventurança dos seus filhos da Terra.
Para Freud, irritava-o o fato de verificar que a grande maioria não conseguia superar aquela situação de total dependência a um patriarca "grandiosamente exaltado", que nem sequer tinha um plano de fazer o homem feliz. Em vista dessa impossibilidade de encontrar a satisfação determinada pelo Princípio do prazer, é que faz humanidade a procurar derivativos, uma desatinada busca de independência do Mundo Exterior.
Cerca disso, nos constroi o fato de que passaremos a vida toda em busca dela, mas morreremos sem a encontra-la. Antes do que surreal, é impossível. A partir do momento em que, formados o feto, somos libertados da mãe, passamos a construir a vida sozinhos. Familiares, amigos, são passagens, são influências mas a sua vida somente você irá construir.
Ela é o destino, que você mesmo construiu. Cada passo que você der, são de sua escolha. Por esse motivo que se o mendigo de rua ou o catador de papel que vive em condições precárias de vida está nesta situação foi pelo seu passo, pelo seu caminho. As oportunidades surgem, mas só você escolhe acodi-las para sí ou não.

Cá estamos procurando a bendita felicidade clândestina. Clândestina porque ela nunca vem pelo local correto, ou muito menos pelos meios legais. Eu busco minha felicidade em tudo, nos outros, nas coisas, no pouco que tenho, nas pessoas que me cercam. Viver, é viver a vida. Minha felicidade anda livre, como também andam minhas tristezas. Se há vou encontrar, não se sabe, o que sei é que nem eu e nem ninguém nessa vida vive apenas de alegrias ou de lamentações.

Aliás, contradigo, é facil sim encontrar a felicidade.

O difícil é saber reconhece-la.

Nota:
Fui alertado de que estava ocorrendo um erro quando era pra digitar a verificação de palavras para postar um comentário. O problema já foi resolvido e os comentários estão liberados a todos. Estou entrando em férias, ficarei alguns dias sem postar, mas continuarei escrevendo, quando retornar volto a "blogar" por aqui. Agradeço a todos que leêm os meus textos. E saibam que as minhas ideias, os meus textos, são informações adquiridas, são fatos mas não são influências ou desacordos a o que você pensa.


Feliz 2010

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Dois Zero Zero Nove

2009 é 11 e 11 é 2, essa é a teoria da numerologia. "O número representa mudanças, desassossego e instabilidade" "(...) governa traições de amigos, dificuldades na vida, problemas em atividades públicas.", essas são as palavras do livro Os Números não Mentem Jamais de Gerun Moore e Ruth Ericsen Setley. Este ano foi de muitos acontecimentos de Janeiro á Dezembro. Foi o ano das alegrias, das tristezas, das descobertas, das tragédias e das surpresas. Sinceramente, 2009 foi marcante.


Janeiro
Uma drástica mudança, uma vitória para uma raça e a surpresa para o mundo. Os Estados Unidos da américa elegem o 1º presidente negro de toda sua história. Barack Hussein Obama, filho de queniano e da norte-americana Ann Dunham revolucionou e surpreendeu o mundo inteiro.

Fevereiro
Um referendo na Venezuela aprova, com 54% de apoio, uma emenda constitucional que permite reeleição ilimitada de ocupantes de cargos políticos, incluindo o presidente do país, governadores e deputados. Ainda, Obama começa seu plano para tirar o EUA da crise, assinando seu primeiro plano de ajuda economica governamental de 787 milhões de dólares.

Março
Hora do planeta, promovida pelo WWF, leva 88 cidades de 37 países do mundo a apagarem as luzes de seus principais marcos por uma hora, em protesto contra o aquecimento global.

Abril
Focos da gripe de um Vírus relacionado ao porco surgem no México. A gripe causa terror e mata milhões.

Maio
Gripe Suína torna-se mundial, espalha-se pelo mundo, atinge a America do Sul, Central e Europa.

Junho
Maior astro do POP morre numa atitude suspeita. Michael Jackson, aos 50 anos sofre um ataque cardíaco em Los Angeles. Em seu testamento, deixa tudo aos filhos, mulher e nada ao Pai. Airbus A330 do voo Air France 447 cai no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, sendo pelo menos 58 brasileiros.

Julho
Apenas vivemos. Nada incomum aconteceu.

Agosto
Confirmadas 557 mortes devido à gripe H1N1 no Brasil, levando o país à liderança de casos fatais pela pandemia em todo mundo. Rubens Barrichello conquista a suada 100ª vitória do Brasil na história do Campeonato Mundial de Fórmula 1 (?).

Setembro
Irina Bokova, politica e diplomata Búlgara, é eleita para dirigir a UNESCO, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.

Outubro
Rio de Janeiro é escolhida como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Cheio de frescuras e orgulho, Luiz Inacio Lula da Silva vibra pela vitória nem tão suada assim. Afinal, desenvolvimento sim, dinheiro sim, mas a violência e a pobreza são sigilo! Roubo do Enem e mais uns dias para estudar.
Hahaha, Obama ganha o prêmio nobel da paz (esse é ridículo).

Novembro
Parte do Brasil e Paraguai sofrem um apagão devido uma falha na rede de transmissão de Itaipu. O fato traria muitos rumores e discussões mais tarde.

Dezembro
Vasco é campeão da Série B e Flamengo da Série A do Campeonato Brasileiro 2009. Quebra-quebra, policial ferido, torcedor na UTI, Fluminense na 1ª divisão e  Coritiba na 2ª, sofrendo punição da perda de 30 mandos de campo e 610 mil reais pelo o ocorrido.

Os fatos não mentem. Tivemos mais tragédias do que conquistas. Mas, o grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história. O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e AGORA!

Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes. Desejo pra todo mundo esse olhar especial. 2009 pode ser um ano especial se nosso olhar for diferente. Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos, e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro. 2010 pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, maneiro, especial. Pode ser puro orgulho. Depende de mim! De você! Pode ser. E que seja!!!

Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensar tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles.

Feliz Ano Novo! :)