sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Amor ou paixão?

Há um brilho novo em seu olhar. Um sorriso enorme em seu rosto. Seu coração bate mais forte. Tudo é tão emocionante e mexe com você. Você enlouqueceu! Mas, não sabe dizer se o que está acontecendo é Amor ou Paixão?
Existem diversas diferenças entre os dois sentimentos, leia com atenção as duas definições abaixo:

A paixão acontece derrepente. Na hora é aquela loucura alucinada e desenfreada. Ela é passageira, é de momento, logo vai embora. Você se entrega, se envolve mas é só emoção e acaba fazendo coisas que não quer fazer. Só percebe os erros que cometeu quando tudo passa, a euforia passa. Ela tá ligada a obsessão, é algo tão forte que lhe foge do controle e você sente um ciúme desmedido.

Já o amor é um sentimento forte, mas prolongado e duradouro. Ele é mais seguro e tranquilo. Cresce aos poucos tornando-se cada vez mais sólido. No amor você não perde a cabeça facilmente e não se governa pelo instinto. Dá um tempo para examinar suas emoções usando a inteligência. No amor você tem vontade de estar perto da pessoa amada, mas sem pressão. É de uma forma mais doce, mais amável e tudo acontece naturalmente, há muita confiança. No amor, o visual não é o mais importante. Você quer conhecer o outro, seus interesses, sentimentos, planos, alvos de vida, inclusive temores e fraquezas. As opiniões são diferentes. Existem discussões e ficam irritados. Mas, buscam soluções para os problemas, usando o bom senso. É um relacionamento mais profundo, à medida em que superam juntos todas as dificuldades.

Finalizando, existe um teste para saber se o que você sente pela pessoa amada é amor mesmo. No parágrafo abaixo, coloque seu nome e o nome da pessoa amada na linha pontilhada.


“Eu ............, estou disposto a ser paciente e bondoso para com a (o) .................... A não arder em ciúmes, não ser orgulhoso e nem vaidoso. Não ser grosseiro, nem egoísta. Não me irritar e nem ficar magoado. Não me alegrar quando ela (e) fizer algo de errado, mas me alegrar quando ela (e) fizer algo que é certo. Eu estarei disposto a não desanimar, a suportar tudo com fé, esperança e paciência.”

É claro que se você tiver que fazer isso tudo por alguém, você nunca irá amar alguém de verdade.Não existe tanta dedicação, 24 horas por dia. A realidade, é que nossas intenções e sentimentos são inconstantes. Numa relação entre duas pessoas que se amam vão existir egoísmo, raiva, mágoas, vaidade, etc. Mas, quem ama de verdade é capaz de transformar os sentimentos negativos, em algo positivo.

Se em seu coração adolescente, você tiver a disposição de assumir todas as implicações que requere o amor, então, você pode dizer que está começando a entender o que é amar alguém de verdade.

Vou tentar atualizar mais frequentemente, prometo!

Bom final de semana.