segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Independence Day

À moda brasileira, em 7 de setembro é comemorado a independência do Brasil. Mas, pera aê? Independência? Ah, independência diante de colônia de Portugal que explorou o país até aquela data. Que triste!
Em 1822, de uma maneira não tão formal como contam, D. Pedro, às margens do Rio Ipiranga, gritou em alto e bom som "Independência ou Morte!". Mas, respondam a vocês mesmos, depois daquele dia, realmente nos tornamos independentes?
Muitos historiadores dizem que a indepedencia brasileira foi um "arranjo politico" entre os setores da elite brasileira na época. O acordo os beneficiariam com a transferência da família real para o Rio de Janeiro, em 1808. Tanto que para garantir o reconhecimento da nossa autonomia foi realizado um acordo, no qual o Brasil assumiu uma dívida de Portugal com a Inglaterra.
Pois bem, a partir daí o Brasil passaria da antiga dominação portuguêsa para as novas formas de independencia. Primeiro com a Inglaterra que aproveitou, deitou e rolou no solo brasileiro. E depois, no século XX, com os Estados Unidos. Aliás, hão (não sei se isso tá certo) de concordar comigo, a economia dos Estados Unidos e de toda a Europa também interfere diretamente na nossa. Nossa cultura, infelizmente, está perdendo autenticidade. As pessoas acham mais bonito o que é importado. Tudo vem para cá, marcas, do tipo Nike, hábitos, moda, não existe independência.
Atualmente, o Brasil tem um dos governos mais corruptos do mundo. Até a entrada da década de 90 nossa divida externa era de milhões e pra piorar, o petróleo que eles dizem ser nosso, não é tão nosso assim.

Mas por quê você tá falando tudo isso Murilo? Porque num mundo globalizado, ninguém é independênte. A única coisa que tiro de bom nessa comemoração anual, é ganhar uma folga pra dormir até meio dia.
Bom feriado!

Ps: Obrigado a todos que me fizeram rir na sexta feira.

4 comentários:

  1. de nada sadhisadhuiasd
    concordo plenamente
    viva o feriado, só assim a gente dorme

    ResponderExcluir
  2. Paguei um pau para seu texto agora. Realidade Pura!


    ps.: se eu te fiz feliz por nada ;D

    ResponderExcluir
  3. em 1500 eles gritaram "terra a vista" e em 1822 "independencia ou morte"

    ResponderExcluir